A metaftonímia presente na construção X virar Uber
DOI :
https://doi.org/10.12957/soletras.2021.52964Mots-clés :
Metáfora. Metonímia. Metaftonímia.Résumé
O presente artigo tem como objeto de estudo a construção X virar Uber. O fenômeno da uberização, crescente no Brasil e que levou desempregados a se cadastrarem como motoristas do aplicativo administrado pela empresa UBER resultou no surgimento da construção em estudo frequente na fala do brasileiro. O propósito da pesquisa é analisar a construção sob o viés teórico da Linguística Cognitiva, mais especificamente no que tange os processamentos metafórico e metonímico (Lakoff e Johnson (2002), Radden e kövecses, (2007), Lakoff e Turner (1989), Croft (1993) e Gossens (2002)). Para tanto, coletaram-se dados através da ferramenta de buscas GOOGLE, levando-se em conta as 100 primeiras ocorrências distribuídas nas 10 primeiras páginas de busca, optando-se por um tratamento qualitativo dos dados. Após seleção e análise dos dados coletados, chega-se à conclusão de que ocorre, neste caso estudado, o fenômeno da metaftonímia do tipo metáfora da metonímia, em que a entidade conceptual Empresa Uber provê acesso mental à entidade conceptual motorista de aplicativo, dentro do mesmo domínio, configurando o processo metonímico. E, ao mesmo tempo, se dá um mapeamento entre domínios da experiência sustentados pela metáfora O HOMEM É UMA ENTIDADE NÃO HUMANA. Espera-se, com a pesquisa, contribuir para os estudos sobre metaftonímia.
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