MARIO DE ANDRADE NACIONAL, TRADICIONAL E MODERNO
Résumé
Em sua maioria, os textos que visam tratar da Modernidadetendem a iniciar sua reflexão partindo e ratificando o seu caráter deruptura. O moderno rompe uma ordem pré-existente e estabeleceuma outra ordem. A ordem rompida constitui o passado, e a nova, omoderno. É possível, portanto, perceber uma relação de paralelismoentre os termos moderno e novo, relação para a qual o passado representavaalgo totalmente descartado. A reflexão contemporânea, entretanto,e principalmente o poeta e crítico mexicano Octávio Paz emOs filhos do barro (1984), tem procurado rever e redimensionar acompreensão do que é e do que representa o moderno. Em sua obra,Paz inicia por afirmar que o moderno, justamente por valer-se continuamenteda ruptura, constitui também uma tradição. Tradição singular,que se afirma como ruptura de uma tradição imperante, queserá substituída por uma outra, a qual também será substituída e assimsucessivamente. Portanto, embora o crítico ratifique a noção domoderno como algo que difere e, a princípio, se opõe ao passado, arelação que estabelece entre o moderno e a tradição, assim como aconsciência que o “novo” tem de sua efemeridade indicam uma espéciede “latência da condição de passado” no moderno. Ou seja, omoderno só o é na sua atualidade, o futuro o transformará em umatradição. É na tentativa de escapar a este destino que o moderno buscapriorizar o tempo presente, faz dele o seu “tempo ideal” e se opõeàs tradições anteriores enquanto forma de permanência inalterável dopassado.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
L'approbation des articles implique le transfert immédiat et gratuit des droits de publication dans ce magazine. L’auteur ou les auteurs autorisent le programme de Post-Graduation en Lettres et Linguistique (PPLIN) à le reproduire et à le publier dans le magazine SOLETRAS, les termes "reproduction" et "publication" en accordant avec l'article 5e de la Loi 9610/98. Le ou les auteurs continueront d’avoir le droit d’auteur pour les publications futures. L’article peut être consulté par le réseau informatique mondial (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), étant autorisé, à titre gratuit, à la consultation et à la reproduction d’une copie de l’article. Les cas de plagiat ou d'illégalité dans les textes présentés n'engagent que leurs auteurs.