O viés funcional do pareamento simbólico função < > forma na abordagem construcional da gramática
DOI :
https://doi.org/10.12957/soletras.2019.37628Mots-clés :
Função, significado, sentido, construção gramatical, daí que.Résumé
Com base na Linguística funcional centrada no uso, nos termos de Traugott e Trousdale (2013) e Bybee (2010; 2015), entre outros, este artigo se volta para o eixo funcional do pareamento função-forma, tal como postulado na abordagem construcional da gramática, com base em Goldberg (1995; 2006) e Croft (2001). Além de discutir acerca dos termos função, significado e sentido no contexto desse viés teórico, propomos que esses termos sejam refinados, a fim de contemplarem a seguinte hierarquia disposta em gradiente: esquema > subesquema > microconstrução > constructo. Assumimos que: a) o termo função deve ser utilizado na referência ao nível do esquema, o mais alto da hierarquia construcional; b) o termo significado seja usado para o nível do subesquema e da microconstrução; c) o termo sentido, por sua maior especificidade contextual, deve ser usado no plano do uso linguístico efetivo, do token. Para ilustrar tal proposição, que vincula o refinamento terminológico do eixo funcional da construção à hierarquização já referida, utilizamos os dados de Arena (2015), em sua pesquisa acerca da construcionalização gramatical que derivou na construção conectora lógica [daí que]cla em português.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
L'approbation des articles implique le transfert immédiat et gratuit des droits de publication dans ce magazine. L’auteur ou les auteurs autorisent le programme de Post-Graduation en Lettres et Linguistique (PPLIN) à le reproduire et à le publier dans le magazine SOLETRAS, les termes "reproduction" et "publication" en accordant avec l'article 5e de la Loi 9610/98. Le ou les auteurs continueront d’avoir le droit d’auteur pour les publications futures. L’article peut être consulté par le réseau informatique mondial (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), étant autorisé, à titre gratuit, à la consultation et à la reproduction d’une copie de l’article. Les cas de plagiat ou d'illégalité dans les textes présentés n'engagent que leurs auteurs.