A correção interativa como mediadora do processo de escrita/reescrita na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.7820Keywords:
Correção interativa. Produção textual. Reescrita. Lista de constatações.Abstract
O presente trabalho discute a questão da correção interativa no ensino da produçãotextual. Nosso objetivo é demonstrar que essa forma de intervenção pode estabelecer ummomento de interlocução entre alunos e professores, além de dar aos estudantes orientaçõessobre as questões micro e macrotextuais que contribuem para uma escrita mais proficiente.Para isso, desenvolvemos uma sequência didática em torno do gênero dissertação escolar,buscando proporcionar uma verdadeira situação de interação verbal. O tema abordado nasdissertações foi a redução da maioridade penal, e no final do projeto os textos foramveiculados dentro e fora do ambiente escolar. Para isso, nos embasamos na teoria textual deBronckart (2007) e nos estudos de Dolz e Schneuwly (2010) a respeito da didatização degêneros textuais. Nosso trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de uma escolapública e nas produções textuais foram analisadas as habilidades linguístico-discursivasapresentadas na primeira e última versão do texto. Assim, constatou-se que a correçãointerativa conscientiza o educando a respeito da importância da reescrita para uma produçãotextual mais adequada. Além disso, a intervenção interativa ajudou os educandos ainternalizaras principais características e funções sociocomunicativas do gênero dissertaçãoescolar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.