A ressignificação da música em Todas as manhãs do mundo de Pascal Quignard
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.74629Keywords:
Música, Literatura, AnáliseAbstract
No romance Todas as manhãs do mundo, Pascal Quignard reimagina a música de Sainte-Colombe – em particular, o seu Tombeau les Regrets – como uma manifestação artística cujas características sobre-humanas desafiam a razão e a explicação verbal. Ao longo do texto, o Tombeau é ressignificado através de referências (reais e ficcionais) que culminam em uma performance, envolvida em mistério e revelação. Pela descrição do narrador, sabemos que há algo além da música acontecendo e que parece estar intrinsecamente ligado a ela, mas que parece fora do alcance do leitor. Partindo da premissa de que a aquisição de familiaridade com a obra musical aproximaria o leitor da dimensão criativa músico-literária do texto e contribuiria com a sua interpretação, este artigo se propõe a explorar uma solução pragmática. Para isso, tomarei os desenvolvimentos teóricos mais relevantes sobre o fenômeno de descrições literárias de música (SCHER, 1968; WOLF, 1999; CLÜVER, 1999; ELLESTRÖM, 2021) como ponto de partida para construir um modelo de análise que oriente a interpretação músico-literária da performance descrita e que seja consistente com a relação texto-música construída no romance. Uma aplicação do modelo demonstrará o processo de análise e construção da interpretação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.