A FORMAÇÃO DA LEITURA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7020Abstract
Trata-se de um livro que aborda a trajetória do surgimento dopúblico leitor ilustrado com fragmentos dos clássicos da literaturabrasileira e com livros historiográficos, reformulando a história doleitor no Brasil. A obra é focada em quatro capítulos que mostramcomo o leitor é representado nos clássicos, o mercado das letras noséculo XIX, o leitor na sala de aula e como as leitoras adquiriam suaautonomia.A figura do leitor está associada ao desenvolvimento da sociedadeburguesa. O livro começa explanando o surgimento do leitor,indicando a família burguesa como cultivadora da leitura. Com asrevoluções europeias no século XVIII, as famílias reestruturam o seupadrão, tornando-se uma instituição democrática. E é neste novomolde que se intensifica o gosto pela leitura. O saber ler era necessárioà formação moral dos indivíduos, as leituras religiosas tornavamsecada vez mais comuns nas famílias cristãs.No Brasil, só por volta de 1840 é que começa a expandir-se aleitura, no Rio de Janeiro, como sede da monarquia, é que se obtêmespaços propícios para a difusão da prática fortalecendo os primeirosleitores brasileiros, de maneira que se desenvolve a criação literária ea sua circulação através de livrarias e bibliotecas.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.