EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7010Abstract
Os dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.