O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A AUTO-AJUDA
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.6294Abstract
Sabemos que os livros de auto-ajuda são fenômenos de vendas no século XXI, seja de temática sentimental, profissional, cultivodo corpo etc.A mídia é imprescindível, para que autores e obras sejam conhecidos fazendo com que diversas pessoas comprem livros, leiam artigos, manuais, entre outros, visando que a obra caia no “gosto” do público, visto que toda ação comunicativa é dirigida a um fim. Nestecaso levantamos a seguinte questão problema: Que artifícios a mídia escrita, normalmente revistas, usam para persuadir o leitor?O presente trabalho tem por objetivo desenvolver-se atravésda análise do discurso de um conjunto de materiais textuais presentesem revistas femininas (Portuguesa e Brasileira): revista Cláudia, Nº11 Ano 46, na edição de Nov. de 2007 e revista Happy Woman Nº 22de dez. de 2007, além de também usarmos como corpus um texto de auto-ajuda, que vem sendo lido por milhares de pessoas em todo omundo a mais de dez anos. A crônica escrita por Mary Schmich parao jornal americano Chicago Tribune foi publicada em 1º de junho de1997 e intitulada “Advice, like youth, probably just wasted on theyoung” [Conselhos, assim como juventude, provavelmente desperdiçadospelos jovens].Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.
