A POESIA BRASILEIRA DO FIM DO SÉCULO XIX E DA BELLE ÉPOQUE: PARNASIANISMO, DECADENTISMO E SIMBOLISMO
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.6069Abstract
A poesia brasileira do final do século XIX e começo do séculoXX, com raras exceções, costuma ser desvalorizada pela crítica,afeita a práticas literárias que consagram a tematização do nacional edos problemas sociais como critérios legitimadores do texto. Assim,os poetas do Parnasianismo e do Simbolismo recebem a pecha de nefelibatase alienados, preteridos várias vezes em prol dos modernistas,que, em seu movimento dessacralizador, operaram um verdadeiro“bota-abaixo” das poéticas predecessoras. Parnasianos e simbolistas,contudo, professam a cartilha estética delineada por CharlesBaudelaire (1821-1867), poeta francês que não só os influenciou,como também ao próprio Modernismo e à relativamente desconhecidapoética finissecular do Decadentismo, que, por sua vez, insinua-see deixa-se entrever na obra de um Olavo Bilac e de um Cruz e Souza,ao propor para a literatura a dupla clave do esteticismo e datransgressão.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.