SOCIEDADE, IDENTIDADE E LINGUA(GEM) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2011.5302Abstract
Será a escola mera reprodutora da vida, da sociedade fora dosseus muros? Será a escola uma sociedade à parte, em que os indivíduosque a compõem exerçam, assumam papéis específicos a estescontextos? É possível pensar na existência da instituição escolar semse considerar as relações humanas entrelaçadas neste meio? Bom,por experiência daquela que escreve o presente texto, pode-se constatar:a escola, apesar de todo e qualquer avanço tecnológico, é umorganismo vivo, tendo como fonte de energia o diálogo, sendo constituídapor uma enorme e complexa cadeia de vínculos em micro emacroníveis.Para dar forma e conteúdo a este debate, visando desenvolveralgumas reflexões envolvendo a escola, todos aqueles que, ao interagirem,a constroem, e a sociedade (seja ela dentro ou fora dos murosda escola), estabelecemos logo aqui o grupo, o segmento a ser focalizadoao longo desta discussão. Não, não trataremos das séries iniciais de ensino, tampouco daquelas que abarcam os jovens aspirantesao ensino superior. Tratar-se-á de uma parte historicamente renegada,inclusive oficialmente, politicamente, conhecida por seu passadoe ainda presente de lutas: a educação de jovens e adultos (EJA).Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.