Universitários vão à escola: relatos de sujeitos envolvidos na “construção de pontes” entre a Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5049Keywords:
Universidade. Escola. Relatos de experiência. FormaçãoAbstract
Este trabalho tem como objetivo refletir, de maneira específica, sobre as mudançasocorridas no Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas, em São Gonçalo, a partir daatuação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) edas atividades desenvolvidas pelos monitores do projeto “Mais Educação” – estudantes degraduação da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ. Para isso, coletamosrelatos de sujeitos envolvidos na ligação entre a FFP e a unidade escolar em questão. O artigodialoga, principalmente, com as contribuições de Prado & Soligo (2010); tais autores nosajudam a pensar a importância de relatar a experiência, em especial de indivíduos que estãopassando por processo de formação. Os sujeitos cujas experiências serão relatadas no presentetexto são: (1) as professoras/supervisoras do PIBID; (2) um bolsista do mesmo projeto; (3)uma monitora do Projeto “Mais Educação”; (4) um aluno da escola; (5) a diretora geral daunidade escolar. Além disso, procuramos imprimir nosso próprio relato. Acreditamos que arelevância do trabalho consiste em avaliar quais são os benefícios gerados para alunos,professores e futuros professores quando pontes são construídas entre a Faculdade e a escola.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.