O gênero discursivo reportagem de revista: um estudo de suas características e análise de exemplares da revista IstoÉ

Authors

  • Thiago Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.3845

Abstract

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar como se configura a reportagem de revista como gênero discursivo, a partir de estudos prévios, e verificar de que modo esses aspectos são instanciados em exemplares veiculados em uma revista de circulação nacional. Esse estudo visa a apontar alguns aspectos que podem ser considerados no trabalho em sala de aula de língua portuguesa (LP), uma vez que as principais normativas que norteiam a prática docente, como os PCNs, indicam o ensino de LP a partir da noção de gêneros textuais/discursivos.
Palavras-chave: Palavras-chave: Gênero discursivo. Reportagem de revista. Contexto. Texto.

Author Biography

Thiago Santos da Silva

Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Teoria da Comunicação, Ensino de Literatura, Formação e Diversidades Culturais.

Published

2012-09-24

How to Cite

DA SILVA, Thiago Santos. O gênero discursivo reportagem de revista: um estudo de suas características e análise de exemplares da revista IstoÉ. SOLETRAS, Rio de Janeiro, Brasil, n. 23, p. 191–206, 2012. DOI: 10.12957/soletras.2012.3845. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3845. Acesso em: 14 may. 2026.

Issue

Section

Estudos Linguísticos