A reformulação das portarias do ENEM: uma análise discursiva das diferentes versões
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.18451Abstract
Neste trabalho, o tema linguagem e sentido são trabalhados na perspectiva da Análise de Discurso, fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, na França e Eni Orlandi, no Brasil. Objetivamos refletir o processo de instituição jurídica do ENEM, a política avaliativa do Exame e uma análise das reformulações das três principais portarias, desde que fora instituído, em 1998, até 2012. Destacamos a relevância deste estudo para o domínio da linguagem, sobretudo, para os pesquisadores que se voltam a pensar sobre as políticas educacionais, uma vez que a política avaliativa do Exame Nacional constitui-se como o instrumento avaliador e quantificador das competências dos candidatos que, por sua vez, direcionam as políticas de Estado em relação ao cenário escolar. Dessa forma, dizemos que refletir sobre a política nacional de avaliação do ENEM, nos fez pensar numa questão muito ‘cara’ ao ensino no Brasil: a relação sujeito/escrita.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.