A INFLUÊNCIA DO PERFIL DE LEITOR NAS HABILIDADES ORTOGRAFICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2008.4880Keywords:
Alfabetização – leitura – escrita – ortografia – aprendizagem – hábitos de leituraAbstract
Tema: A influência do perfil de leitor nas habilidades ortográficasObjetivo: Partindo da hipótese de que certos hábitos e atitudes, como a altafreqüência da leitura, podem influenciar no conhecimento ortográfico reduzindo oserros da escrita, este trabalho tem por objetivo investigar as relações entrediferentes perfis de leitor e a aprendizagem da ortografia: mais especificamente,caracterizar diferentes perfis de leitor a partir de hábitos e atitudes; identificar umperfil de domínio ortográfico através da quantificação de erros e analisar aspossíveis relações entre os perfis de leitores de os perfis de ortografia.Material e Método: Participaram 268 crianças freqüentando da 1ª à 4ª séries doensino fundamental respondendo a um questionário acerca de hábitos e atitudesfrente à leitura, a fim de definir o perfil de leitor, assim como produzindo uma sériede escritos a fim de definir os níveis de conhecimento da ortografia.Conclusão: Constatou-se que há uma influência positiva em termos de perfil deleitor em relação ao domínio da ortografia, de modo que quanto mais ativo é oleitor, menor é o número de erros que se observa. Por outro lado, verificou-se queenquanto há um efeito favorável da intervenção escolar em termos doconhecimento ortográfico, o mesmo efeito não se observa quanto à formação deum número maior de crianças que se transformem em leitores mais ativos.Downloads
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.