Entre fronteiras marítimas e corpóreas: apontamentos sobre os rumos da poesia moçambicana contemporânea

Authors

  • Vanessa Riambau Pinheiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33751

Keywords:

Poesia, Moçambique.

Abstract

RESUMO

O propósito deste estudo é analisar a produção lírica moçambicana contemporânea a partir de alguns autores representativos cuja poética revela-se especialmente intimista. Inicialmente, retomaremos alguns elementos da formação da literatura dos países africanos de língua oficial portuguesa, em especial a de Moçambique, a fim de compreender a motivação épico-coletiva no momento de sua consolidação, nos períodos que antecederam e que sucederam a descolonização portuguesa. Após, nos deteremos em quatro poetas de Moçambique que foram recentemente publicados no Brasil, a saber: Ana Mafalda Leite, Sangare Okapi, Sónia Sultuane e Hirondina Joshua, tendo em conta aspectos que os diferenciam da poética de períodos anteriores, como a valorização do individual, do feminino e do erótico, além da revisitação de autores que os precederam e da retomada de temas como a Ilha de Moçambique e o Índico. Para embasar nosso estudo, recorreremos a Paz (2012), Mbembe (2014) e Noa (2002), entre outros.

Palavras-chaves: poesia moçambicana; Índico; erótico.

Author Biography

Vanessa Riambau Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras (UFRGS). Professora adjunta da UFPB, Campus I, membro permanente do PPGL. Orientadora de mestrado. Autora  de, entre outras obras, O trágico e o demoníaco em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de Saramago (EDUFPB, 2016). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Literatura e Sociedade Contemporânea. Pesquisadora do CesA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina).

Published

2018-10-08

How to Cite

RIAMBAU PINHEIRO, Vanessa. Entre fronteiras marítimas e corpóreas: apontamentos sobre os rumos da poesia moçambicana contemporânea. SOLETRAS, Rio de Janeiro, Brasil, n. 36, p. 148–165, 2018. DOI: 10.12957/soletras.2018.33751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/33751. Acesso em: 25 mar. 2026.

Issue

Section

Dossier:A literatura em busca de um lugar neste século: horizontes, diálogos, impasses.