A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25320Keywords:
Literatura, Videogame, Intertextualidade, Epopeia e tragédia, The last of us.Abstract
Considerando as transformações sociais, em especial no que se refere ao desenvolvimento de novas mídias, que apresentam grande potencial narrativo, este artigo apresenta como objetivo propor uma reflexão acerca da relação entre as novas mídias, em especial o videogame, e a Literatura. Além disso, o artigo ressalta o caráter intertextual das mídias, que muitas vezes exploram narrativas já conhecidas do grande público, através de suas reconfigurações. Observando as questões supracitadas, é possível observar que os temas explorados nos jogos eletrônicos apresentam uma estreita ligação com os textos clássicos, mais especificamente a epopeia e a tragédia. Além de apresentarem temas recorrentes, tanto os textos clássicos como os jogos eletrônicos apresentam similaridades em sua estrutura. O artigo também se propõe a analisar o jogo eletrônico The last of us a fim de evidenciar os elementos em comum entre as epopeias e as tragédias clássicas e o jogo em questão, em especial no que se refere à relevância do papel do herói para o desenvolvimento dessas narrativas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.
