Baile floral: uma leitura fantástica do conto “As flores da pequena Ida” de Hans Christian Andersen

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DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84934

Resumo

Este artigo pretende realizar uma leitura do conto “As flores da pequena Ida” (1997), do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, através de elementos e apontamentos de estudos acerca da literatura fantástica. Partindo do maravilhoso, o presente estudo tece uma rede de caminhos, permitindo visualizar as flores dançantes como elementos insólitos dentro do conto, que se inicia em um mundo dito real. O maravilhoso presente na narrativa e como se dá a sua manifestação, será pertinente para a análise dessa história, pelo fato dele se revelar em uma realidade conhecida, assumindo outro estado que acontece nas noites dos bailes das flores, longe dos olhos humanos. Todo esse baile floral e vida pulsante das flores com aspectos humanos refletem uma abertura de leituras, devido à incerteza de ter sido sonho, história, imaginação ou verdade na narrativa. “As flores da pequena Ida” permite partir de um lugar de leitura de “contos de fadas artísticos”, oriundos e inspirados nos contos de fadas tradicionais, tal como estabelece Karin Volobuef (2012). Devido à diversidade de elementos presentes nesses contos, nos deparamos com um lugar em que o fantástico e o maravilhoso se encontram, evidenciando que a literatura é carregada de textos que conversam entre si.

Biografia do Autor

Gabriela Regina Soncini, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia, desenvolvendo atualmente uma pesquisa sobre as imagens florais, transformações vegetais e metamorfoses em flores na mitologia, nos contos de fadas, e na obra do escritor dinamarquês de contos maravilhosos Hans Christian Andersen. Desenvolve estudos sobre as figuras míticas e maravilhosas, como fadas, elfos, sereias, gigantes, e demais criaturas do imaginário. Mestre em Estudos Literários (2020) pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo desenvolvido no mestrado o estudo da figura da fada na mitologia céltica, nos contos maravilhosos e na literatura infantil. Possui graduação em Pedagogia (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo desenvolvido na graduação pesquisas sobre os espaços da fantasia dentro da literatura infantil, como possibilidades de projetos para o ensino de geografia. É integrante do Grupo de Pesquisa Poeima Poéticas e Imaginário.

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses