Arquivos pedagógicos, leitura e escrita: uma proposta para o ensino fundamental.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.81135

Resumo

Neste  texto, apresentamos e discutimos a proposta de um caderno de atividades baseado na ideia de criação de um arquivo pedagógico (Indursky, 2019), acompanhado de sugestões de práticas de leitura e de escrita para professores e estudantes de ensino fundamental. Esse trabalho propositivo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, e começou a ser pensado ainda durante a pandemia, a partir de uma portaria emitida por esse programa,  que indicou a possibilidade de produzir materiais didáticos sem a obrigatoriedade anterior de que houvesse um projeto de natureza interventiva, dadas as condições de ensino remoto durante o período pandêmico. O trabalho parte da abordagem teórica da Análise do Discurso (AD) materialista, especialmente as noções de arquivo pedagógico proposto por Freda Indursky (2019) ,  leitura e autoria na escola (Orlandi, 1988; 2006).

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Cruz de Oliveira Garcia, Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito

Professora de Língua Portuguesa da rede pública dos municípios de Rio Bonito e Tanguá. Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras - UERJ/FFP). Pós-graduada em Planejamento, implementação e gestão da Educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Membro do NELID- Núcleo de Estudos em Língua e Discurso

Andréa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN) e do Profletras na Faculdade de Formação de Professores da UERJ.  Mestre em Linguística (UFRJ) e doutora em Letras (PUC-Rio). Líder do NELID – Núcleo de Estudos em Língua e Discurso, grupo de pesquisa sediado na FFP-UERJ. 

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica