Arquivos pedagógicos, leitura e escrita: uma proposta para o ensino fundamental.
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.81135Resumo
Neste texto, apresentamos e discutimos a proposta de um caderno de atividades baseado na ideia de criação de um arquivo pedagógico (Indursky, 2019), acompanhado de sugestões de práticas de leitura e de escrita para professores e estudantes de ensino fundamental. Esse trabalho propositivo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, e começou a ser pensado ainda durante a pandemia, a partir de uma portaria emitida por esse programa, que indicou a possibilidade de produzir materiais didáticos sem a obrigatoriedade anterior de que houvesse um projeto de natureza interventiva, dadas as condições de ensino remoto durante o período pandêmico. O trabalho parte da abordagem teórica da Análise do Discurso (AD) materialista, especialmente as noções de arquivo pedagógico proposto por Freda Indursky (2019) , leitura e autoria na escola (Orlandi, 1988; 2006).
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