ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA
IMAGENS DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS EM DISSERTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE MESTRADO EM REDE NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80264Resumo
Orientado pelos estudos da semiótica discursiva destinados ao espaço, este trabalho analisa três dissertações do PROFLETRAS – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – defendidos por docentes que atuam nos estados do Pará e Acre, nos anos de 2017 e 2019. O objetivo foi o de analisar os sentidos que se produzem sobre o espaço da escola onde atuam e/ou desenvolveram práticas interventivas. Buscou-se observar a possível reiteração de imagens de escolas públicas caracterizadas pela privação, a serem depreendidas das narrativas e escolhas enunciativas projetadas nos textos. As dissertações analisadas explicitam performances realizadas no espaço utópico (GREIMAS, 1985), o da sala de aula, ou a construção de utopias a serem alcançadas pela formação teórico-prática ofertada pelo referido programa de mestrado. Inserido no âmbito de uma pesquisa em desenvolvimento, o recorte apresentado privilegiou imagens que seriam produzidas por escolas situadas na região Norte.
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