Educação para pessoas privadas de liberdade: Uma análise de atividades didáticas nas escolas do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79240

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de uma proposta de atividades didáticas, com o tema consciência negra, em uma perspectiva interdisciplinar aplicada para pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do estado do Tocantins. Para tanto, optou-se pela análise documental e de conteúdo dos planos de aula de uma proposta de educação utilizada nas prisões do estado. A partir dos gêneros discursivos selecionados e dos diálogos dos docentes presentes no final e início de cada atividade, verificou-se a interligação dos componentes curriculares, envolvidos no desenvolvimento da proposta, reverberando assim possibilidades de interdisciplinaridade na abordagem do assunto proposto, com tentativas de distanciamento de atividades centradas, apenas, em questões fechadas ou com foco normativo, mas que permitiam ao estudante refletir sobre o tema. Os resultados indicam ainda que as atividades não são majoritariamente interdisciplinares, de modo que se percebe haver ainda equívoco em relação ao conceito de interdisciplinaridade, bem como a necessidade de estudos teórico-metodológicos e formação docente mais abrangentes para que essa proposta aconteça de forma eficaz na organização das práticas educacionais, especialmente na modalidade de educação prisional.

Biografia do Autor

Roseli Bitzcof de Moura, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins/ Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília-UNB e Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação (IBEPEX). Professora de educação básica, lecionou em turmas de educação infantil, fundamental e médio, participou de espetáculos teatrais, autora de livro infantil. Atualmente, atua como técnica na Secretaria da Educação do Estado do Tocantins, desenvolvendo trabalhos referentes à formação continuada de professores e à organização de materiais didáticos e oficiais.

Laissy Taynã da Silva Barbosa, Secretaria Mul. de Educação de Parauapebas/ Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) com ênfase em Formação de Professores de Línguas, Mestra em Teoria, crítica e comparatismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Literatura de Autoria Feminina. É graduada em Letras com Licenciatura em Língua Inglesa na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi professora substituta no curso de Letras-Inglês, na Unifesspa no período de outubro de 2015 a julho de 2016. Atualmente é professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II em Parauapebas-PA.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDJ/CNPq. É Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Editor-chefe da revista EntreLetras e editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica