Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79039Palavras-chave:
Análise do Discurso, EJA, Ensino.Resumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos fundamentais para a formação continuada de professores da EJA relacionados aos estudos linguísticos. Partimos da leitura de Pareceres oficiais sobre a política educacional desse programa a fim de encontrarmos os argumentos que suscitaram a criação de um curso, direcionado a tais professores, cujo objetivo foi oferecer-lhes possibilidades de reflexão sobre a maneira de trabalhar a linguagem de uso dos seus alunos. Para tanto, a base teórica utilizada sustenta-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2008), destacando-se dela o Contrato de Comunicação e os Sujeitos do Ato de Linguagem. O material didático consiste em textos de jornais, dos quais o jornal popular Meia hora se destaca, já que seus textos permitem observar os diferentes usos da língua. Neste trabalho, apresentamos os resultados que obtivemos com a aplicação do curso e do material produzido para uso nas aulas de Língua Portuguesa na EJA.
Palavras-chave: EJA. Linguagem em uso. Textos jornalísticos.
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