Literatura em campo expandido: práticas intermidiáticas de criação literária e artística no mundo contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.78864

Palavras-chave:

Literatura, intermidialidade, criação literária

Resumo

A emergência de novos meios técnicos de registro, processamento e transmissão de palavras, sons e imagens nas últimas décadas implicou uma profunda expansão das formas de narratividade e produção poética. Nesse contexto, linguagens, meios e formas de expressão próprias a diferentes domínios artísticos e midiáticos passaram a constituir um campo de permanente negociação entre processos de tradução, adaptação, migração, apropriação e hibridismo. No que diz respeito, particularmente, à literatura, as distintas formas de mediação à qual ela está sujeita (página impressa, tela, som, imagem e corpo) vêm constituindo novos horizontes de reflexão teórico-crítica em consonância com a ampliação vertiginosa de experiências intermidiáticas na produção literária contemporânea, como a inserção de fotografias e documentos na página impressa, a experimentação verbivocovisual no âmbito da tela, as interseções entre poesia, voz e performance, e o aspecto transcultural das adaptações literárias para o cinema e os quadrinhos, sem esquecer as fortes implicações deste mosaico composicional nos processos de apropriação, releitura e reescritura. Partindo da noção de que a ação comunicativa ocorre por meio de dispositivos que misturam mídias (BRUHN, 2020), os estudos de intermidialidade se apresentam, contemporaneamente, como um campo produtivo para se compreender a configuração e os efeitos deste consórcio entre campos e objetos, seja em sua interface com os estudos interartes (CLÜVER, 2019), em sua perspectiva arqueológica (MÜLLER, 2020) ou em seu cruzamento com os estudos de multimodalidade e semiótica social (ELLESTRÖM, 2021). A teórica alemã Irina Rajewsky (2012) propõe, para a abordagem literária da intermidialidade, três categorias voltadas à identificação dessas diferentes configurações e qualidades intermidiáticas específicas: a transposição, que consiste na transformação de um produto de mídia em outro, como ocorre, por exemplo, nas adaptações; a combinação, em que diferentes formas midiáticas convivem, como na ópera, no teatro e nas instalações artísticas; e as referências, em que se evocam, imitam, recriam ou tematizam elementos constitutivos de outras mídias. Dentro dessa perspectiva, o presente dossiê tem por objetivo fazer um mapeamento das diferentes práticas de criação literárias e artísticas no mundo contemporâneo, colocando em relevo os processos intermidiáticos que lhes impõem diferentes configurações qualitativas, bem como seus efeitos no plano da produção de sentidos.

Biografia do Autor

Alex Martoni, PUC-MG

Professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, com doutoradosanduíche/CAPES pela Stanford University. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciado nas Línguas e Literaturas Portuguesa, Francesa e Inglesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Cardoso Ribas, UERJ

Professora Associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Letras (Ciência da Literatura/Teoria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Thaïs Flores Nogueira Diniz, UFMG

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais/University of Indiana at Bloomington. Mestra em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Português e Inglês e suas Literaturas pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix

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Publicado

2023-08-31