COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2008.4994Resumo
Uma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar.Downloads
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.