A religião como matéria prima da poesia

Autores

  • Douglas Rodrigues da Conceição UEPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33936

Palavras-chave:

Religião, Poesia, Crítica, Luís Augusto Cassas.

Resumo

O presente artigo, partindo da perspectiva que põe em evidência as relações estabelecidas entre religião e literatura no campo das Ciências da Religião, visita a poesia de Luís Augusto Cassas, poeta contemporâneo, mas antes sobrevoa muito brevemente a poesia de Gregório de Matos. Mais do que propor somente uma crítica à religião pela poesia de Cassas, o texto em questão pretende abrir portas para que se pense, sobretudo, a religião enquanto matéria prima das expressões literárias.

Biografia do Autor

Douglas Rodrigues da Conceição, UEPA

Doutor em Ciências da Religião, UMESP. Estágio Pós-Doutoral, Université Paris Nanterre. Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, PPGCR-UEPA.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, Douglas Rodrigues. A religião como matéria prima da poesia. SOLETRAS, Rio de Janeiro, Brasil, n. 36, p. 74–88, 2018. DOI: 10.12957/soletras.2018.33936. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/33936. Acesso em: 8 abr. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: A literatura em busca de um lugar neste século