A importância do moderador para a educação da oralidade: uma proposta de sequência didática com o gênero debate público regrado
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.22667Keywords:
Sociolinguística Interacional. Fala-em-interação. Gênero debate público.Abstract
O ensino de língua materna no Brasil vem passando por um processo de inversão de valores quanto aos papéis assumidos em sala de aula por alunos e professores. Estes encontram dificuldades para se colocar na condição de voz majoritária no ambiente de ensino em virtude da desvalorização de sua profissão, das condições precárias para executar sua função de educadores, agravadas pela carência de formação continuada através da capacitação para ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas educacionais. Por sua vez, os alunos encontram-se inseridos em uma realidade de dissolução dos valores e ausência de noções e princípios básicos de convivência em espaços coletivos, em razão do crescente distanciamento dos pais no processo de inserção de seus filhos em práticas educacionais permeadas pelas noções de limite e respeito ao espaço do outro. Nesse sentido, em conformidade com as ferramentas da Linguística Interacional (SELTING; COUPER-KUHLEN, 2001) e com os pressupostos de Análise da Conversa Etnometodológica e da Sociolinguística Interacional, este artigo tem como objeto de estudo o gênero debate público, motivado pela necessidade de uma (re)educação da oralidade no que tange ao ensino de Língua Portuguesa nas escolas brasileiras. Tendo como base os escritos de Miranda (2005) sobre tal problemática e a partir das teorias dos gêneros textuais presentes em Marcuschi (2002) e Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), desenvolveu-se uma sequência didática para o gênero escolhido. Em sua produção final, realizou-se um debate que foi gravado em áudio e, em seguida, transcrito com base em SSJ (1974, citado por GAGO, 2002). Assim, verifica-se como os participantes, atores sociais, agem nessa situação real de fala-em-interação ao realizarem o gênero debate público.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.