O duplo, a dança e a queda em dois inícios de século
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.20013Keywords:
Duplo. Dança. Queda. Fins de século. Diálogo interartesAbstract
Partindo da acepção barthesiana de que a literatura – espaço plural no qualconvergem muitas linguagens – é uma “Babel feliz”, este texto visa perscrutar as figuraçõesdo duplo, da dança e da queda nos universos artísticos de Darren Aronofsky e de Mário de Sá-Carneiro. Metalinguísticos por excelência, os temas do duplo, da dança e da queda sãorepresentativos dos discursos finissecular e moderno, que se querem também eles uma espéciede exercício crítico sobre a arte e os seus possíveis modos de execução. Alegorizados nomergulho no fundo do abismo em Baudelaire, na descida ao inferno em Rimbaud e na nãomenos abismal experiência do fundo de um naufrágio em Mallarmé, estes temas sãorevisitados ainda na modernidade inaugural do século XX, convertendo-se eles próprios nummodo de pensar a arte e o artista modernos. Ao entrecruzar as linguagens cinematográfica eliterária, este artigo aproxima muito especialmente a cena final do filme O cisne negro (2010),de Darren Aronofsky, e o conto Asas (1914), de Mário de Sá-Carneiro, sinalizando destemodo o quanto uma obsessão finissecular – que é a da coincidência do alcance da perfeiçãocom o momento da necessária autoconsumição do artista – é ainda vigente neste princípio doséculo XXI, tempo herdeiro de dois fins de século.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.