Sobre a formação de professores: o que dizem os alunos em memoriais de formação
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14911Palavras-chave:
Formação de professores. Memoriais de formação. Curso de graduação.Resumo
Este artigo objetiva investigar o que dizem discentes sobre seu curso de graduação,tendo o relato em memoriais de formação como foco de atenção. A análise de enunciadosmais explicitamente avaliativos pode indiciar avanços e dificuldades de um curso de ensinosuperior, e a identificação de sugestões e de problemas pode servir de subsídio aos formadoresinteressados em construir alternativas para o processo formativo profissional. Para realizar apesquisa, trinta memoriais de formação, produzidos em um curso de graduação coordenadopela Unicamp, em parceria com as prefeituras da região metropolitana de Campinas, sãoanalisados em perspectiva bakhtiniana de gênero, perpassados por estudos da LinguísticaAplicada. Metodologicamente, caracteriza-se a esfera de produção e circulação dos discursose do próprio gênero em questão, para se compreender a utilização das formas da língua(BAKHTIN, 1986). Em linhas gerais, a análise desse material e, em especial de um memorialde formação, revela uma apreciação positiva, por parte dos alunos, da formação recebida, e aanálise das considerações dos autores em relação às razões dessa avaliação parece estardiretamente relacionada ao fato de o curso apresentar o novo, o desconhecido aosparticipantes. Alguns poucos estudantes destacam a desarticulação entre teoria e prática comoaspecto que pode dificultar um processo formativo mais eficiente. A atenção, então, dosformadores sobre esses aspectos parece constituir-se em importante contribuição para oprocesso de formação de professores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.