O desenho de uma tarefa baseada na Linguística de Corpus: pressupostos teóricos

Autores

  • Cristiane Magalhães Bissaco PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14457

Palavras-chave:

Linguística de Corpus. Abordagem baseada em tarefa. Teoria Sóciointeracionista de ensino-aprendizagem.

Resumo

O estudo encontra suporte teórico na Linguística de Corpus (LC), explorandopadrões de linguagem em textos autênticos. Da coleta de 510 artigos publicados em línguaespanhola em dois jornais disponíveis on-line foram selecionadas palavras de conteúdo, como“hecho”, que está presente no corpus com 94 ocorrências. Após isso foram geradas as linhasde concordância da palavra escolhida para perceber seus padrões de uso. Desse modo, pôde-seconstatar que a palavra apresenta padrões diferentes, o que implica consequentemente emdiferentes significações. O artigo apresenta a análise de um item lexical, “hecho”, e afundamentação teórica aponta para o interesse final de ensino e elaboração de tarefa didática apartir de estudos de corpora, do qual a análise de “hecho” faz parte.

Biografia do Autor

Cristiane Magalhães Bissaco, PUC-SP

Doutora e Mestre em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Edição

Seção

Estudos Linguísticos