Pensamento poético: epistemologias, metodologias e narrativas artísticas na pesquisa e no ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.88659Palavras-chave:
dossiê temático, pensamento poético, apresentaçãoResumo
Georges Didi-Huberman propõe uma aproximação entre a amortização e a metafísica tradicional. Ele afirma que há uma atitude filosófica que exige a observação de que algo está morto para poder dizer o que é essa coisa: algo como prender uma borboleta a um pedaço de cortiça para estudá-la melhor. No entanto, há outras possibilidades metafísicas que preferem o esvoaçar da vida à promessa da totalidade da morte. “Prefiro não ver a borboleta completamente, prefiro que ela permaneça viva: esta é a minha atitude diante do saber” (Didi-Huberman, p. 62, 2016). A seleção de obras que compõem este livro se baseia nessa mesma atitude: no lugar do anseio pela totalidade, o desejo pela vitalidade. Obras menos ligadas ao “é” das coisas e mais aliadas aos movimentos dos seres vivos, à criação como forma de transitar entre o conhecimento e o afeto.
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Copyright (c) 2024 Priscilla Menezes, Raissa Cortat

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