Pensamento poético: epistemologias, metodologias e narrativas artísticas na pesquisa e no ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.88659

Palabras clave:

dossiê temático, pensamento poético, apresentação

Resumen

Georges Didi-Huberman propõe uma aproximação entre a amortização e a metafísica tradicional. Ele afirma que há uma atitude filosófica que exige a observação de que algo está morto para poder dizer o que é essa coisa: algo como prender uma borboleta a um pedaço de cortiça para estudá-la melhor. No entanto, há outras possibilidades metafísicas que preferem o esvoaçar da vida à promessa da totalidade da morte. “Prefiro não ver a borboleta completamente, prefiro que ela permaneça viva: esta é a minha atitude diante do saber” (Didi-Huberman, p. 62, 2016). A seleção de obras que compõem este livro se baseia nessa mesma atitude: no lugar do anseio pela totalidade, o desejo pela vitalidade. Obras menos ligadas ao “é” das coisas e mais aliadas aos movimentos dos seres vivos, à criação como forma de transitar entre o conhecimento e o afeto.

Publicado

2024-12-17

Cómo citar

PRISCILLA MENEZES; CORTAT, Raissa. Pensamento poético: epistemologias, metodologias e narrativas artísticas na pesquisa e no ensino. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 9–17, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.88659. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/88659. Acesso em: 15 jul. 2025.