Pensamento poético: epistemologias, metodologias e narrativas artísticas na pesquisa e no ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.88659Palabras clave:
dossiê temático, pensamento poético, apresentaçãoResumen
Georges Didi-Huberman propõe uma aproximação entre a amortização e a metafísica tradicional. Ele afirma que há uma atitude filosófica que exige a observação de que algo está morto para poder dizer o que é essa coisa: algo como prender uma borboleta a um pedaço de cortiça para estudá-la melhor. No entanto, há outras possibilidades metafísicas que preferem o esvoaçar da vida à promessa da totalidade da morte. “Prefiro não ver a borboleta completamente, prefiro que ela permaneça viva: esta é a minha atitude diante do saber” (Didi-Huberman, p. 62, 2016). A seleção de obras que compõem este livro se baseia nessa mesma atitude: no lugar do anseio pela totalidade, o desejo pela vitalidade. Obras menos ligadas ao “é” das coisas e mais aliadas aos movimentos dos seres vivos, à criação como forma de transitar entre o conhecimento e o afeto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Priscilla Menezes, Raissa Cortat

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional