TECENDO HISTÓRIAS: LITERATURA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.14329Palavras-chave:
Literatura, Arte e Experiências.Resumo
DOI: 10.12957/riae.2016.14329
O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância e a influência da Literatura, entendida como Arte, na vida e na prática dos professores e das crianças na Educação Infantil. Pretendemos compartilhar algumas vivências do cotidiano da Educação Infantil, onde a Literatura foi o fio condutor capaz de ampliar o repertório cultural, artístico e lúdico tanto das crianças, quanto de nós educadoras, acreditamos que a literatura é a arte da palavra, da linguagem, do sentimento e da imaginação! Compartilhamos do pensamento de Corsino (2009), que defende o trabalho com artes deve ter um caráter de ampliação cultural, de forma que a ética e a estética sejam trabalhadas indissociavelmente. Percebemos em nossa prática cotidiana, que as diferentes formas de manifestações artísticas devem estar presentes no processo de formação de professores e na prática com as crianças na educação infantil, pois a educação estética afina a sensibilidade e facilita as interações positivas no ambiente escolar. Sendo assim, a presença da arte no processo de formação do indivíduo redimensiona a realidade e propõem novas possibilidades de olhar pra si e para o outro.
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, Coleção Pensamento e Ação no Magistério, 1991.
CORSINO, Patrícia. (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas São Paulo. Autores Associados, 2012.
_______. Biblioteca infantil: um espaço em construção. In: Anais... Ibero American Fórum on Literacies. Braga: july. p. 19-22. 2009.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Summus. São Paulo. 1979.
OSTETTO, Luciana; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão– 7ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
PARREIRAS, Ninfa. O brinquedo na literatura infantil: uma leitura psicanalítica. São Paulo: Biruta, 2008.
PIMENTEL, Maria L. Introdução a Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Caversan Livros, 1991.
SNYDERS, George. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1993.
SARAMAGO, José. A maior Flor do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional