A CRIANÇA E SEUS DIREITOS: CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS DE WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82528Palabras clave:
Educação Infantil, Direitos Humanos, Infâncias, CriançasResumen
O presente artigo tem como objetivo discutir e defender o lugar de autoria das crianças da Educação Infantil, reconhecendo-as como sujeitos histórico-culturais, atores sociais, protagonistas e produtoras de culturas. O texto se desenha a partir dos estudos de Walter Benjamin que apontam que o modo como as crianças leem e interpretam o mundo são pistas para aprender com elas. Para tal, fundamentadas no diálogo com o autor, trazemos duas situações do cotidiano que instigam reflexões sobre como algumas estratégias utilizadas pelas crianças transgridem modos de aprenderensinar, ainda hegemônicos no cotidiano escolar, que nos levam a questionar o respeito aos direitos das crianças. Para tais reflexões destacamos a contribuição da legislação para o currículo da educação infantil, por meio da Constituição Federal de 88 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que garante vários direitos educacionais às crianças. Por fim, problematizamos o quanto a escola precisa se repensar para ser um local em que o ato dialógico aprenderensinar aconteça de uma forma horizontalizada, em que docentes e crianças aprendam e ensinem concomitantemente, como já nos orientava Paulo Freire, e romper com uma concepção pedagógica pautada pela reprodução de modelos pré-estabelecidos, vivências repetitivas que não garantem o lugar de autoria das crianças.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alessandra da Costa Abreu, Mairce Araújo, Maria Luisa Furlin Bampi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional