PISTAS PARA A ESCRITA DE RELATOS CARTOGRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.80649Resumen
Os relatos de campo são parte fundamental da pesquisa cartográfica e da formação do cartógrafo. Ao mesmo tempo em que representam uma dificuldade para aqueles que se iniciam nesta metodologia, ainda encontramos poucos artigos que tematizem especificamente sobre essa prática – especialmente no que concerne à invenção de estratégias para propiciar a sua escrita. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo tematizar os processos de escrita de relatos de campo, procurando ajudar aprendizes do método da cartografia a cultivarem a escrita como um processo de produção de conhecimento e de invenção de si. Para tanto, nos baseamos em autores de diferentes campos de produção de conhecimento, como da psicologia, antropologia e literatura. Entre nossas referências, podemos destacar a importância dos trabalhos de Deleuze e Guattari (2006); Passos, Kastrup, Escóssia, (2012); Passos, Kastrup, Tedesco, (2014) e Blanchot (2011). Como conclusão, entendemos que escrever não é um processo controlado por um indivíduo, nem é uma mera expressão de um eu interior, mas um processo de produção de subjetividade, criando outros modos de ser e estar no mundo. Afinal, mais do que gerar conhecimento ou assimilação de conteúdos, escrever um texto é uma tarefa que produz subjetividade.
Palavras-chave: relatos de campo; escrita; método da cartografia; escrita cartográfica; políticas de escrita
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Veronica Torres Gurgel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional