O GUIA-INTÉRPRETE E OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.71491Palabras clave:
Palavras-chave, Formação profissional, Guia-intérprete, Inclusão, Surdocegueira.Resumen
Nesta resenha, apresentamos uma apreciação geral da obra “O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira”, resultante da pesquisa de doutorado de Wolney Gomes Almeida (2019). A obra apresenta a surdocegueira no contexto das deficiências e a necessidade de formação profissional para o guia-intérprete, atuante no âmbito da inclusão socioeducacional das pessoas com surdocegueira. A reflexão realizada possibilita compreender o processo de atendimento e acompanhamento da pessoa surdocega e, também, problematiza as ausências de estudos e pesquisas em torno dessa temática. O livro apresenta temática contemporânea e é recomendada para profissionais da educação, sociedade em geral e, principalmente, às pessoas comprometidas com a inclusão social e educacional.
Citas
ALMEIDA, Wolney Gomes. O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira. Ilhéus: Editus, 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gilnúbia Rosa Mendes da Silva, José Jackson Reis dos Santos, Sidney Soares Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional