CHILDREN’S INTERNATIONAL SUMMER VILLAGES: A EDUCAÇÃO GLOBAL E A APRENDIZAGEM PELO MÉTODO LEARNING BY DOING
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.66677Resumen
A educação está em constante transformação, sobretudo, com as necessidades que aparecem na história. Após a Segunda Guerra Mundial e um insistente empenho para manter e desenvolver a paz entre as pessoas nasceu o programa Children’s International Summer Villages (CISV), o qual são acampamentos de níveis nacionais e internacionais que promovem atividades baseadas em quatro pilares educacionais como direitos humanos, diversidade, desenvolvimento sustentável e, por último, conflitos e resoluções. Portanto, esse relato de experiência tem como objetivo conhecer sobre a educação global promovida pelo acampamento infanto-juvenil ocorrido em Rio Bonito, RJ no ano de 2020 e refletir sobre os efeitos do método learning by doing em crianças de 11 a 12 anos.
Citas
CISV. Nossa História. Br.cisv.org.br, (2009a). Disponível em: < https://cisv.org.br/v1/nossa-historia#:~:text=A%20id%C3%A9ia%20do%20Children's%20International,crescimento%20e%20desenvolvimento%2C%20a%20Dra.&text=Desta%20sua%20convic%C3%A7%C3%A3o%2C%20surgiu%20a,respeitar%20valores%20comuns%20e%20diferentes >. Acesso em 07 de fevereiro de 2022.
CISV. Passaporte CISV para cidadania global participativa. Br.cisv.org.br, (2009b). Disponível em: < http://biblioteca.cisv.org.br/comunicacao/PassaporteCISVhigh.pdf >. Acesso em 07de fevereiro de 2022.
CISV. CISV Big Ed: big education guide for active global citizenship. Br.cisv- sjk.org.br, 2019. Disponível em: < http://www.cisv-sjk.org.br/v2/admin-cisv/upload-biblioteca/29072014140705t2bigedbookletview.pdf >. Acesso em 08 de fevereiro de 2022.
Conselho da Europa. (2010). Guia prático para a educação global: um manual para compreender e implementar a educação global. Lisboa: Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Disponível em: < https://rm.coe.int/168070eb92 >. Acesso em 13 de fevereiro de 2022.
Nunes, F. C., Farinha, M. G., Valentin, F., Barbosa, M. A., Rua, M. S. (2020). Group interventions and action research in health: application possibilities. Millenium, 2(11), 65-71. doi: https://doi.org/10.29352/mill0211.07.00273
Plato, A. V., Roseman, M., Boll, F., & Kaminsky, A. (2000). Traumas na Alemanha. In: Alberti, V., Fernandes, T. M., & Ferreira, M. M. (orgs.). História oral: desafios para o século XXI. (p. 118-163). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, Disponível em: https://books.scielo.org/id/2k2mb/pdf/ferreira-9788575412879-05.pdf. Acesso em 20 fev. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alana Gabriele da Silva, Marciana Gonçalves Farinha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional