CHILDREN’S INTERNATIONAL SUMMER VILLAGES: A EDUCAÇÃO GLOBAL E A APRENDIZAGEM PELO MÉTODO LEARNING BY DOING
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.66677Abstract
A educação está em constante transformação, sobretudo, com as necessidades que aparecem na história. Após a Segunda Guerra Mundial e um insistente empenho para manter e desenvolver a paz entre as pessoas nasceu o programa Children’s International Summer Villages (CISV), o qual são acampamentos de níveis nacionais e internacionais que promovem atividades baseadas em quatro pilares educacionais como direitos humanos, diversidade, desenvolvimento sustentável e, por último, conflitos e resoluções. Portanto, esse relato de experiência tem como objetivo conhecer sobre a educação global promovida pelo acampamento infanto-juvenil ocorrido em Rio Bonito, RJ no ano de 2020 e refletir sobre os efeitos do método learning by doing em crianças de 11 a 12 anos.
References
CISV. Nossa História. Br.cisv.org.br, (2009a). Disponível em: < https://cisv.org.br/v1/nossa-historia#:~:text=A%20id%C3%A9ia%20do%20Children's%20International,crescimento%20e%20desenvolvimento%2C%20a%20Dra.&text=Desta%20sua%20convic%C3%A7%C3%A3o%2C%20surgiu%20a,respeitar%20valores%20comuns%20e%20diferentes >. Acesso em 07 de fevereiro de 2022.
CISV. Passaporte CISV para cidadania global participativa. Br.cisv.org.br, (2009b). Disponível em: < http://biblioteca.cisv.org.br/comunicacao/PassaporteCISVhigh.pdf >. Acesso em 07de fevereiro de 2022.
CISV. CISV Big Ed: big education guide for active global citizenship. Br.cisv- sjk.org.br, 2019. Disponível em: < http://www.cisv-sjk.org.br/v2/admin-cisv/upload-biblioteca/29072014140705t2bigedbookletview.pdf >. Acesso em 08 de fevereiro de 2022.
Conselho da Europa. (2010). Guia prático para a educação global: um manual para compreender e implementar a educação global. Lisboa: Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Disponível em: < https://rm.coe.int/168070eb92 >. Acesso em 13 de fevereiro de 2022.
Nunes, F. C., Farinha, M. G., Valentin, F., Barbosa, M. A., Rua, M. S. (2020). Group interventions and action research in health: application possibilities. Millenium, 2(11), 65-71. doi: https://doi.org/10.29352/mill0211.07.00273
Plato, A. V., Roseman, M., Boll, F., & Kaminsky, A. (2000). Traumas na Alemanha. In: Alberti, V., Fernandes, T. M., & Ferreira, M. M. (orgs.). História oral: desafios para o século XXI. (p. 118-163). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, Disponível em: https://books.scielo.org/id/2k2mb/pdf/ferreira-9788575412879-05.pdf. Acesso em 20 fev. 2022.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Alana Gabriele da Silva, Marciana Gonçalves Farinha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License