CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DE VIGOTSKI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63920

Palabras clave:

Vigotski, método, pesquisa em educação, desenvolvimento cultural, sociogênese, mediação semiótica, perspectiva histórico-cultural.

Resumen

A abordagem de Vigotski para o desenvolvimento humano está profundamente entrelaçada com sua investigação metodológica. Essa investigação está relacionada à sua persistente busca por compreender o problema da consciência. A incansável busca do autor por uma explicação plausível das bases materiais das funções psíquicas especificamente humanas permeia seu trabalho teórico, prático e empírico nos campos da psicologia e da educação. Nessa sua busca, a sociogênese e a mediação semiótica, tomadas inicialmente como hipóteses investigativas, tornam-se princípios explicativos. Trechos de seus textos seminais permitem acompanhar a elaboração dos pressupostos epistemológicos que ancoram sua teorização e evidenciam as relações entre objeto de estudo, princípio explicativo e unidade de análise nas pesquisas do desenvolvimento cultural do ser humano. Uma de suas principais preocupações dizia respeito aos modos de ensinar e de estudar as relações de ensino, bem como aos resultados ou efeitos dessas relações. Falar sobre as elaborações teóricas de Vigotski é, portanto, falar sobre o método – de inquirir, de investigar, de ensinar. Do início ao fim de seu esforço teórico, encontramos uma profunda preocupação sobre o que significa ser humano e quais são os meios/modos de se tornar humano. As repercussões e contribuições da abordagem de Vigotski para a pesquisa em educação, assim como suas implicações éticas e políticas, merecem ser destacadas. Sua forma de conceber o método escapa da rigidez, não do rigor, apontando para uma instigante flexibilidade que aproxima seus esforços aos de muitos autores contemporâneos em diferentes campos de conhecimento.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Bustamante Smolka, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/FE/UNICAMP). Desenvolve pesquisas sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural, junto a professores e alunos nas redes públicas de ensino, enfocando temas como relações de ensino; alfabetização; práticas escolares, práticas discursivas; educação especial e inclusiva; emoção, memória, imaginação. Dentre as publicações, destaca-se "A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo discursivo”. 

Citas

AGUIAR, W. M. J. (Ed.). Sentidos e significados do professor na perspectiva sócio-histórica: relatos de pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

ÁLVAREZ, A.; DEL RÍO, P. The zone of proximal development: Inside and outside. In: DANIELS, H., COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Eds.). The Cambridge companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 276–303.

BERNARDES, M. E. M. O método de investigação na psicologia histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano. Revista Psicologia Política, v. 10, n. 20, p. 297-313, 2010.

BRUNER, J. Introduction. In: VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Cambridge: MIT Press, 1962.

BRUNER, J. Prologue to the English edition. In: RIEBER, R. W.; CARTON, A. S. (Eds.). The collected works of L. S. Vygotsky: Problems of general psychology. New York: Plenum Press, 1987. p. 35–283. v. 1.

CANDELA, A.; ROCKWELL, E. Construcción social del conocimiento en el aula: Un enfoque etnográfico. Infancia y Aprendizaje, v. 14 n. 55, p. 3–11, 1991.

CHAIKLIN, S. The zone of proximal development in Vigotski’s analysis of learning and instruction. In: KOZULIN, A., et al. (Eds.). Vygotsky’s educational theory in cultural context. Cambridge University Press, 2003.

CHAIKLIN, S. (Ed.). The theory and practice of cultural-historical psychology. Aarhus: Aarhus University Press, 2001.

CHAIKLIN, S.; LAVE, J. (Eds.). Understanding practice. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1996.

CLOT, Y. La function psychologique du travail. Paris: Presses Universitaires de France, 1999a.

CLOT, Y. (Ed.). Avec Vygotski. Paris, France: La Dispute, 1999b.

CLOT, Y. (Ed.). Vygotski maintenant. Paris, France: La Dispute, 2012.

COLE, M. The zone of proximal development: Where culture and cognition create each other. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). Culture, communication and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1985. p. 146–161.

DANIELS, H. (Ed.). Charting the agenda: Educational activity after Vigotski. London, U.K.: Routledge, 1993.

DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Eds.). The Cambridge companion to Vygotsky. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2007.

DANIELS, H.; HEDEGAARD, M. (Eds.). Vygotsky and special needs education rethinking support for children and schools. London, U.K.: Continuum International, 2011.

DAVIS, S. et al. (Eds.). Dramatic interactions in education: Vygotskian and sociocultural approaches to drama, education and research. London, U.K.: Bloomsbury, 2015.

DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Progresso, 1988.

DAVYDOV, V. V. The influence of L. S. Vygotsky on education theory, research and practice. Educational Researcher, v. 24, n. 3, p. 12–21, 1995.

DAVYDOV, V. V. What is real learning activity? In: HEDEGAARD, M.; LOMPSTER, J. (Eds.). Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999.

DAVYDOV, V. V.; RADZIKHOVSKII, L. A. Vygotsky’s theory and the activity-oriented approach in psychology. In: WERTSCH, J. V. (Ed.), Culture, communication, and cognition. New York: Cambridge University Press, 1985. p. 35–65.

DEL RÍO, P. The external brain: Eco-cultural roots of distancing and mediation. Culture & Psychology, v. 8, n. 2, p. 233–265, 2002.

DEL RÍO, P. Educación y evolución humana: contribución al debate ¿Qué teorías necesitamos en educación? Cultura y Educación, v. 19, n. 3, p. 231–241, 2007.

DELARI JUNIOR, A. Questões de método em Vigotski: busca da verdade e caminhos da cognição. In: TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; LEITE, H. A. (Eds.). Materialismo histórico-dialético como fundamento da psicologia histórico-cultural: método e metodologia de pesquisa. Maringá: Eduem, 2015. p. 43–82.

DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.

ENGESTROM, Y. Putting Vygotsky to work: The change laboratory as an application of double stimulation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Eds.). The Cambridge companion to Vigotski. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2007. p. 363–382.

ENGESTROM, Y.; SANNINO, A.; VIRKKUNEN, J. On the methodological demands of formative interventions. Mind, Culture, and Activity, v. 21, n. 2, p. 118–128, 2014.

FACCI, M. G. D.; TULESKI, S. C.; BARROCO, M. S. (Eds.). Escola de Vigotski: contribuições para a psicologia e a educação. Maringá: Eduem, 2009.

FLEER, M.; GONZALEZ REY, F.; VERESOV, N. (Eds.). Perzhivanie, emotions and subjectivity: Advancing Vigotski’s legacy. Singapore: Springer, 2017.

FREITAS, M. T. A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GÓES, M. C. R., de. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1996.

GÓES, M. C. R., de; LAPLANE, A. L. F., de. (Eds.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004.

GÓES, M. C. R., de; PINO, A. Apresentação. Cadernos Cedes, v. 24, p. 5–9, 1991.

GONZÁLEZ REY, F. Advancing the topics of social reality, culture, and subjectivity from a cultural-historical standpoint: Moments, paths, and contradictions. Journal of Theoretical and Philosophical Psychology, v. 36, n. 3, p. 175–189, 2016a.

GONZÁLEZ REY, F. Marxismo, subjetividad y psicología cultural-histórica: avanzando sobre un legado inconcluso. Teoría y Critica de la Psicología, v. 7, p. 40–55, 2016b.

HEDEGAARD, M. The zone of proximal development as basis for instruction. In: MOLL, L. C. (Ed.). Vygotsky and education. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1990. p. 349–371.

HEDEGAARD, M. How instruction influences children’s concepts of evolution. Mind, Culture, and Activity, v. 3, n. 1, p. 11–24, 1996.

HEDEGAARD, M.; LOMPSCHER, J. (Eds.). Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999.

KOZULIN, A. Vygotsky's psychology: A biography of ideas. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990.

KOZULIN, A. et al. (Eds.). Vygotsky’s educational theory in cultural context. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2003.

LAVE, J. Teaching, as learning, in practice. Mind, Culture, and Activity, v. 3, n. 3, p. 149–164, 1996.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1991.

LEONTIEV, A. N. On Vygotsky’s creative development. In: RIEBER, R. W.; WOLLOCK, J. (Eds.). The collected works of L. S. Vygotsky: Problems of the theory and history of psychology. New York: Plenum Press, 1997. p. 9–34. v. 3.

LEONTIEV, A. N. The development of mind. In: CC-SA, Marxists Internet Archive. Selected works of Aleksei Nikolaevich Leontyev, 2009.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Eds.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Eds.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

LURIA, A. The development of writing in the child. Soviet Psychology, v. 16, n. 2, p. 65–114, 1977.

MARX, K. Para a crítica da economia política. In: GIANNOTTI, J. A. (Ed.). Marx: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 1987.

MATUSOV, E. In search of “the appropriate” unit of analysis for sociocultural research. Culture & Psychology, v. 13, n. 3, p. 307–333, 2007.

MESHCHERYAKOV, B. G. Views of L. S. Vygotsky at the science about children’s development. Psicologia USP, v. 21, n. 4, p. 703–726, 2010.

MIND, CULTURE, AND ACTIVITY: An International Journal. Ed. especial: Symposium on Perezhivanie, v. 23, n. 4, 2016.

MOLL, L. C. (Ed.). Vygotsky and education: Instructional implications and applications of sociohistorical psychology. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1990.

MORO, C.; SCHNEUWLY, B.; BROSSARD, M. (Eds.). Outils et signes. Perspectives actuelles de la théorie de Vygotski. Bern: Peter Lang, 1997.

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

NEWMAN, D.; GRIFFIN, P.; COLE, M. The construction zone: Working for the cognitive change in school. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1989.

OLIVEIRA, M. K., de. Vigotski: aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PADILHA, A. M. L.; OLIVEIRA, I. M., de. (Eds.). Educação para todos: as muitas faces da inclusão escolar. Campinas: Papirus, 2013.

PARADISE, R. Cultural knowledge in the classroom: Indigenous children and their orientation towards observation. Infancia y Aprendizaje, v. 14, n. 55, p. 73–85, 1991.

PINO, A. The social and the cultural in Vygotsky’s work. Educação & Sociedade, v. 71, p. 45–78, 2000.

RIEBER, R. W. (Ed.). The collected works of L. S. Vygotsky: The history of the development of higher mental functions. New York: Plenum Press, 1997. v. 4.

RIEBER, R. W.; CARTON, A. S. (Eds.). The collected works of L. S. Vygotsky: The fundamentals of defectology (abnormal psychology and learning disabilities). New York: Plenum Press, 1993. v. 2.

RIEBER, R. W.; CARTON, A. S. (Eds.). The collected works of L. S. Vygotsky: Problems of the theory and history of psychology. New York: Plenum Press, 1997. v. 3.

ROCKWELL, E. Historical consciousness and critical thinking: Reflections on an indigenous movement. Educational Foundations, v. 13, n. 3, p. 23–39, 1999.

ROCKWELL, E.; MERCADO, R. La escuela, lugar del trabajo docente. México: DIE- CINVESTAV-IPN, 1999.

ROGOFF, B. Apprenticeship in thinking: Cognitive development in social context. New York: Oxford University Press, 1990.

ROGOFF, B.; LAVE, J. (Eds.). Everyday cognition: Its development in social contexts. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1984.

ROGOFF, B.; WERTSCH, J. V. Children’s learning in the “zone of proximal development.” New Directions for Child Development, San Francisco, v. 23, 1984.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C., et al. (Eds.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2003.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et al. Approaching adoption and foster care in Brazil. Adoption Quarterly, v. 11, n. 1, p. 67–77, 2008.

SCRIBNER, S.; COLE, M. The psychology of literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.

SFORNI, M. S. F.; BERNARDES, M. E. M.; MOURA, M. O., de. A organização do pensamento e a aprendizagem de conceitos na atividade de ensino. Psicologia (Braga), v. 1, p. 45– 57, 2003.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1988.

SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, v. 50, p. 26–40, 2000.

SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R., de. (Eds.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vigotski e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.

SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (Eds.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

STETSENKO, A. Vygotsky’s theory of method and philosophy of practice: Implications for trans/formative methodology. Educação, Porto Alegre, v. 39, Suplemento especial, s32–s41, 2016.

STETSENKO, A. The transformative mind: Expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York: Cambridge University Press, 2017.

TOASSA, G.; SOUZA, M. P. R. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 757–779, 2010.

TOOMELA, A. Methodology of cultural-historical psychology. In: YASNITSKY, A.; VAN DER VEER, R.; FERRARI, M. (Eds.). The Cambridge handbook of cultural-historical psychology. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2017. p. 101–124.

VAN DER VEER, R. The idea of unit of analysis: Vygotsky’s contribution. In: CHAIKLIN, S. (Ed.). The theory and practice of cultural-historical psychology. Aarhus: Aarhus University Press, 2001.

VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Edições Loyola,1991.

VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (Eds.). The Vygotsky reader. Oxford: Blackwell, 1994.

VERESOV, N. (Ed.). Undiscovered Vygotsky. Frankfurt: Peter Lang, 1999.

VERESOV, N.; FLEER, M. Perezhivanie as a theoretical concept for researching young children’s development. Mind, Culture, and Activity. Special issue: Symposium on Perezhivanie, v. 23, n. 4, p. 56–66, 2016.

VERESOV, N. N.; SMOLKA A. L.; PARADISE R. Expanding the cultural historical theory: Fourth generation is coming? Cultural-Historical Psychology, v. 3, p. 46–55, 2013.

VIGOTSKI, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VIGOTSKI, L. S. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca. São Paulo: Martins Fontes, 1999a.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999b.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, jul. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001b.

VYGOTSKI, L. S. Problemas del desarrollo de la psique. Obras Escogidas. Vol. III. Madrid: Visor Distribuiciones, S.A. 1995.

VYGOTSKI, L. S. Psicología infantil. Obras Escogidas. Vol.IV. Madrid: Visor Distribuiciones, S.A.1996.

VYGOTSKI, L. S. Fundamentos de Defectologia. Obras Escogidas. Vol.V. Madrid: Visor Distribuiciones, S.A, 1997.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas sobre os fundamentos da pedologia. Tradução de Zoia Prestes. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. Tool and symbol in child development. In: VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (Eds.). The Vigotski reader. Oxford: Blackwell, 1994. p. 99– 174.

WERTSCH, J. V. (Ed.). Culture, communication, and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1985a.

WERTSCH, J. V. (Ed.). Vigotski and the social formation of mind. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1985b.

WERTSCH, J. V.; DEL RIO, P.; ALVAREZ, A. (Eds.). Sociocultural studies of mind. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1995.

WERTSCH, J. V.; HICKMANN, M. Problem solving in social interaction: A microge netic analysis. In: HICKMANN, M. (Ed.). Social and functional approaches to language and thought. Orlando: Academic Press, 1987. p. 251–266.

WERTSCH, J. V.; STONE, C. A. Microgenesis as a tool for developmental analysis. Quarterly Newsletter of the Laboratory of Comparative Human Development, v. 1, n. 1, p. 8–10, 1978.

WERTSCH, J. V.; TULVISTE, P. L. S. Vygotsky and contemporary developmental psychology. Developmental Psychology, v. 28, p. 548–557, 1992.

YAROCHEVSKI, M. G. Lev Vygotsky. Moscou: Progress Publishers, 1989.

YAROSHEVSKY, M. G.; GURGENIDZE, G. S. Epilogue. In: RIEBER, R. W.; WOLLOCK J. (Eds.). The collected works of L. S. Vygotsky: Problems of the theory and history of psychology. New York: Plenum Press, 1997. p. 345–369. v. 3.

YASNITSKY, A.; VAN DER VEER, R.; FERRARI, M. (Eds.). The Cambridge handbook of cultural-historical psychology. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2014.

ZANELLA, A. V. et al. Method issues in Vygotsky’s texts: Contributions to psychology research. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 2, p. 25–33, 2007.

ZINCHENKO, V. P. Vygotsky’s ideas about units for the analysis of mind. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). Culture, communication and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. p. 94–118.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lucia Horta; DAINEZ, Débora; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DE VIGOTSKI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1364–1389, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63920. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63920. Acesso em: 14 may. 2024.