EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378

Palabras clave:

Educação Infantil, Imaginação, Múltiplas Linguagens, Criação e Mídia Digital.

Resumen

Este artigo narra experiências vividas com crianças da Educação Infantil, de uma escola da rede privada do Rio de Janeiro, durante o período de afastamento social provocado pela covid-19. Baseamo-nos no conceito das múltiplas linguagens, de Malaguzzi (1999); na pedagogia de Freinet (1973), pautada na cooperação, na comunicação e na afetividade; e na concepção de sujeito histórico-social de Vygotsky (1984) para elaborar propostas significativas que propiciam a manutenção dos vínculos afetivos nesse período. Com essa observação participante, concluímos que os encontros virtuais com crianças pequenas estão longe de ser o ideal, mas foi através deles que conseguimos valorizar as vozes das crianças, o imaginário criativo e o brincar como ferramentas de mediação de aprendizagem. 

 

Biografía del autor/a

Maria Marta de Andrade Cerqueira, Escola Contemporânea da Travessa LTDA

Atua como coordenadora pedagógica de uma escola particular do Rio de Janeiro, diretora executiva de Educação e Cultura do SINPRO-Rio (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro e Região). É cofundadora do Movimento Articulação Infâncias e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental” (GITAKA UNIRIO). É membro do apoio pedagógico no curso de extensão Infâncias Brasileiras - corpo, arte, natureza, decolonialidade (NINA-UNIRIO). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Celso Lisboa-RJ e com pós Graduação de Psicopedagogia pela PUC Rio. Formação em Transpsicomotricidade Educacional (IFJT/UERJ). Professora de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, há mais de 30 anos. E-mail: marta.trans@gmail.com

Cláudia Vasconcellos Nogueira da Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em Administração, Planejamento e Implementação da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Técnica Universitária da UERJ, atua como professora regente de Educação Infantil e desempenha a função de mediadora pedagógica a distância do curso de Pedagogia a distância da UERJ, pelo Consórcio CEDERJ. E-mail: claudiavasconcellos1709@yahoo.com.br;

Patrícia da Paz Zampier, Escola Contemporânea da Travessa LTDA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como professora de Educação Infantil. E-mail: patyzampier@yahoo.com.br

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Publicado

2021-03-12

Cómo citar

CERQUEIRA, Maria Marta de Andrade; NOGUEIRA DA GAMA, Cláudia Vasconcellos; ZAMPIER, Patrícia da Paz. EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 522–548, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55378. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55378. Acesso em: 15 may. 2024.