IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54931

Palabras clave:

Corpo. Performance. Subjetivação.

Resumen

Este ensaio poético se lança a tecer possibilidades de manifestações, vendo o corpo como uma importante imagem pedagógica. Notas poéticas são constituídas nesta escritura como aparatos de embate na disputa pelo direito de aparecer e habitar o presente. Performances dissidentes e contrassexuais poderão ser engendradas, entrevendo tessituras anárquicas que reivindicam outras formas de ação política.

Biografía del autor/a

Robson Guedes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação.

Citas

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade; Tradução de Renato Aguiar. 8º ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. 1ª ed. - Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2018.

COURTINE, J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HARAWAY, D. Manifesto Cyborg: Ciência, Tecnologia e Feminismo Socialista no Final do Século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (organização e tradução). Antropologia do Ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PRECIADO, P. B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.

PRECIADO, P. B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

SILVA, R. G. Biopolítica, precariedade e educação: um ensaio de pensamento com Butler e Foucault. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-17, ago., 2020a.

SILVA, R. G. Corpo, masculinidade, moda e biopolítica: apontamentos para uma genealogia da saia. Revista Periódicus, v. 1, n.13, mai.-ago., 2020b.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

SILVA, Robson Guedes da. IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1681–1696, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54931. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54931. Acesso em: 20 may. 2024.