IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54931Keywords:
Corpo. Performance. Subjetivação.Abstract
Este ensaio poético se lança a tecer possibilidades de manifestações, vendo o corpo como uma importante imagem pedagógica. Notas poéticas são constituídas nesta escritura como aparatos de embate na disputa pelo direito de aparecer e habitar o presente. Performances dissidentes e contrassexuais poderão ser engendradas, entrevendo tessituras anárquicas que reivindicam outras formas de ação política.
References
BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade; Tradução de Renato Aguiar. 8º ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. 1ª ed. - Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2018.
COURTINE, J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HARAWAY, D. Manifesto Cyborg: Ciência, Tecnologia e Feminismo Socialista no Final do Século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (organização e tradução). Antropologia do Ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
PRECIADO, P. B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.
PRECIADO, P. B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 edições, 2018.
SILVA, R. G. Biopolítica, precariedade e educação: um ensaio de pensamento com Butler e Foucault. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-17, ago., 2020a.
SILVA, R. G. Corpo, masculinidade, moda e biopolítica: apontamentos para uma genealogia da saia. Revista Periódicus, v. 1, n.13, mai.-ago., 2020b.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License