PODE A DIFERENÇA INSISTIR NAS ENTRANHAS DA SUA PRÓPRIA ANIQUILAÇÃO? MULHERES, MANGUES E MOVIMENTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.53923

Palabras clave:

mulheres, mariscagem, corpo, território, resistência

Resumen

Esse artigo integra parte dos efeitos de um percurso de extensão e pesquisa que aproximou alunas e professoras do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe ao Movimento de Marisqueiras de Sergipe (MMS). Uma pesquisa que tinha como ponto de partida a intenção de acompanhar processos de invenção da vida cotidiana de mulheres marisqueiras em Sergipe, conhecendo os modos de vida; desdobrou-se na produção de método-pensamento que coloca em questão nossos gestos capitalísticos-empreendedores, inclusive, gestos de pesquisa. Por meio dessa ressonância, inspirando-nos em procedimentos etnográficos e cartográficos, constituímos, com a pesquisa, um território comum com as águas, o mangue, as marisqueiras e as pesquisadoras na direção de afirmar a singularidade e a singularização da vida de mulheres marisqueiras, mulheres de povos e comunidades tradicionais. 

Biografía del autor/a

Rô Aragão Matias, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Psicologia (UFS), bolsista PIBIC Cnpq (2019), membro do Observatório Popular de violências, pela vida de mulheres de povos e comunidades tradicionais

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, UFS

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFS.

Sandra Raquel Santos de Oliveira, UFS

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFS

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AUTORAS. 2020. p. 120-124.

Publicado

2021-03-12

Cómo citar

MATIAS, Rô Aragão; VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; OLIVEIRA, Sandra Raquel Santos de. PODE A DIFERENÇA INSISTIR NAS ENTRANHAS DA SUA PRÓPRIA ANIQUILAÇÃO? MULHERES, MANGUES E MOVIMENTOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 210–231, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.53923. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/53923. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA