A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: TECENDO ALGUMAS POSSIBILIDADES.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.53647

Palabras clave:

pandemia da Covid-19, ensino remoto emergencial, atendimento educacional especializado

Resumen

A pandemia da Covid-19 tem impactado os sistemas de ensino no mundo inteiro. Medidas de isolamento social obrigou o fechamento de escolas e universidades, sendo implementada a educação a distância ou ensino remoto emergencial. Nesta direção este artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre a escolarização do estudante com deficiência e os impactos desta modalidade de ensino no AEE. Como metodologia de pesquisa utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, buscando referências que em diálogo com a abordagem do modelo social da deficiência, nos oportunizasse caminhos para desenvolvermos a reflexão proposta. Ressaltamos, que não serão apresentados necessariamente elementos conclusivos, mas temas que colaboram com este debate de grande relevância na atualidade.

 

Biografía del autor/a

Tamara França de Almeida Magalhães, UFRRJ

Doutoranda no curso de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estácio de Sá (2005), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), especialização em gestão, supervisão e administração escolar pela Universidade Castelo Branco (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, políticas inclusivas, políticas educacionais, educação inclusiva e ensino superior.

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Publicado

2020-10-30

Cómo citar

MAGALHÃES, Tamara França de Almeida. A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: TECENDO ALGUMAS POSSIBILIDADES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 205–221, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.53647. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/53647. Acesso em: 18 may. 2024.