AS ATRIBUIÇÕES E AS OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA PESQUISA EM ROLIM DE MOURA-RONDÔNIA

Autores/as

  • Flávia Pansini Universidade Federal de Rondônia
  • Edi Carlos de Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.30046

Palabras clave:

sala de recursos multifuncional, formação docente, educação especial

Resumen

O artigo aborda as atribuições desempenhadas por uma professora que atua em sala de recursos multifuncionais, confrontando às oportunidades de formação a que teve acesso. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Rolim de Moura-Rondônia, utilizando entrevistas e registro fotográfico. Os resultados mostram que a professora possuía quantidade significativa de atribuições às quais não podiam ser desempenhadas com qualidade tendo em vista a reduzida jornada de trabalho. Além disso, a maioria dos cursos a que teve acesso foi custeada pela própria docente e apresentava carga horária restrita e conteúdos simplificados. Em síntese, a pesquisa mostra que a preocupação maior é com a quantidade de alunos atendidos e não com a qualidade desse atendimento.

Biografía del autor/a

Flávia Pansini, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Edi Carlos de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Pedagogia

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Publicado

2018-03-16

Cómo citar

PANSINI, Flávia; DE SOUZA, Edi Carlos. AS ATRIBUIÇÕES E AS OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA PESQUISA EM ROLIM DE MOURA-RONDÔNIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 117–131, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30046. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/30046. Acesso em: 13 may. 2024.