AS ATRIBUIÇÕES E AS OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA PESQUISA EM ROLIM DE MOURA-RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.30046Keywords:
sala de recursos multifuncional, formação docente, educação especialAbstract
O artigo aborda as atribuições desempenhadas por uma professora que atua em sala de recursos multifuncionais, confrontando às oportunidades de formação a que teve acesso. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Rolim de Moura-Rondônia, utilizando entrevistas e registro fotográfico. Os resultados mostram que a professora possuía quantidade significativa de atribuições às quais não podiam ser desempenhadas com qualidade tendo em vista a reduzida jornada de trabalho. Além disso, a maioria dos cursos a que teve acesso foi custeada pela própria docente e apresentava carga horária restrita e conteúdos simplificados. Em síntese, a pesquisa mostra que a preocupação maior é com a quantidade de alunos atendidos e não com a qualidade desse atendimento.
References
BRASIL/MEC. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília, DF: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial, 2006.
______. MEC. SEESP. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília, 2010.
______. MEC. Portaria Normativa n° 13, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a criação do “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Brasília, 2007.
______. Ministério da Educação. Resolução nº 04, de 02 de outubro de 2009a. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009. Disponível em: < portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf >. Acesso em: 30 de Nov. de 2010.
______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, 18 de setembro de 2011.
BUENO, J. G. S. As pesquisas e a produção do conhecimento em educação especial: as investigações sobre políticas de educação especial no Brasil Distúrb Comun, São Paulo, 24(3): 285-297, dez. 2012. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13144. Acesso em 15 mar. 2015.
______. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2004.
DELEVATI, A. de C. AEE: que atendimento é este? As configurações do atendimento educacional especializado na perspectiva da rede municipal de ensino de Gravataí/RS. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação/Programa de Pós graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, Mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 Mar. 2017.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZARIN, M. L. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado. 35ª Reunião Anual da Anped: Porto de Galinhas-PE, 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT15%20Trabalhos/GT15-2231_int.pdf. Acesso em 15 mar. 2017.
IBGE. Rondônia. Rolim de Moura. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=110028. Acesso em 03 de julho de 2017.
KASSAR, M. de C. M. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cad. CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, Mai 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000200207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 Mar. 2017.
MEC/INEP. Principais indicadores da educação de pessoas com deficiência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17655-secadi-principais-indicadores-da-educacao-especial&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em 20 jan. 2016.
SECADI. Relatório de gestão exercício de 2013. Brasília/DF, 2014. Disponível em: Acesso em 25 mar. 2015.
SHIROMA, E. O. Política de profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio, Campo Grande, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, v. 9, n 17, p. 64-83, jan./jul., 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License