PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25704Palabras clave:
Educação física escolar. PIBID. Cultura Corporal. Formação docente.Resumen
Participar de produção coletiva, aproximando o que a educação física realiza no PIBID, destacando a formação inicial e continuada de professores, é tarefa que requer diversos esforços. Especialmente quando ideias hegemônicas naturalizam a vida e, com isso, as práticas corporais são percebidas como expressão máxima dessa ideia. Por isso, caracterizamos essa prática pedagógica pela perspectiva da cultura corporal e, como esse paradigma vem oportunizando organizar seus conteúdos no escolar. No movimento de pensar sua invenção em um conjunto de tensões, apresentamos os compromissos e intenções que fizeram o Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense compor, desde 2011, um programa que proporciona perceber a escola como eixo articulador da formação docente.
Citas
CARVALHO, Rosa Malena. Corporeidade e Cotidianidade na Formação de Professores. Niterói: Editora da UFF (EdUFF)/FAPERJ, 2012.
CARVALHO, Rosa Malena & TERRA, Dinah (orgs). Educação Física Escolar – a contribuição do PIBID. Curitiba: CRV, 2015.
CHINELLI, Maura Ventura; GOMES, Anne Michelle Dyzman; TERRA, Dinah Vasconcellos; YAMASAKI, Alice Akemi. Didática e formação de professores no PIBID da UFF: entre o tangível e o intangível na construção de uma educação inovadora. Curitiba: CRV, 2016 (prelo).
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2014.
GATTI, B.A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p.23-54.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson, A. S.; FERRAGUT, Laurizete. São Paulo: FCC/SEP, 2014.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola – uma questão pública. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, n. 350, set.-dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350_09.html>
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional