PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25704Keywords:
Educação física escolar. PIBID. Cultura Corporal. Formação docente.Abstract
Participar de produção coletiva, aproximando o que a educação física realiza no PIBID, destacando a formação inicial e continuada de professores, é tarefa que requer diversos esforços. Especialmente quando ideias hegemônicas naturalizam a vida e, com isso, as práticas corporais são percebidas como expressão máxima dessa ideia. Por isso, caracterizamos essa prática pedagógica pela perspectiva da cultura corporal e, como esse paradigma vem oportunizando organizar seus conteúdos no escolar. No movimento de pensar sua invenção em um conjunto de tensões, apresentamos os compromissos e intenções que fizeram o Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense compor, desde 2011, um programa que proporciona perceber a escola como eixo articulador da formação docente.
References
CARVALHO, Rosa Malena. Corporeidade e Cotidianidade na Formação de Professores. Niterói: Editora da UFF (EdUFF)/FAPERJ, 2012.
CARVALHO, Rosa Malena & TERRA, Dinah (orgs). Educação Física Escolar – a contribuição do PIBID. Curitiba: CRV, 2015.
CHINELLI, Maura Ventura; GOMES, Anne Michelle Dyzman; TERRA, Dinah Vasconcellos; YAMASAKI, Alice Akemi. Didática e formação de professores no PIBID da UFF: entre o tangível e o intangível na construção de uma educação inovadora. Curitiba: CRV, 2016 (prelo).
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2014.
GATTI, B.A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p.23-54.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson, A. S.; FERRAGUT, Laurizete. São Paulo: FCC/SEP, 2014.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola – uma questão pública. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, n. 350, set.-dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350_09.html>
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License