Mas não sou formado em música...e agora? Possibilidades Musicais na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11116Palabras clave:
música, educação infantil, professorResumen
Doi: 10.12957/riae.2015.11116
Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para ampliar as possibilidades musicais em sala de aula, especificamente na Educação Infantil, etapa em que leciono, pensando em um professor que não tem formação específica em música. Neste sentido, em primeiro lugar, houve a pretensão de apontar para a importância da música na Educação Infantil e para o professor que, apesar não ter a formação específica, busca conhecer, aprender e trazer a música até a criança. Por fim, foram apresentadas algumas atividades que realizei em uma escola pública, com a intenção de viabilizar esse contato, através da exploração de um ambiente sonoro rico, que ofereceu às crianças a oportunidade de criar e de fazer música, explorando diferentes sons e ritmos.
PALAVRAS CHAVE: Música, Educação Infantil, professor generalista, formação musical.
Citas
BRASIL, Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998, vol. 1.
BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: Um ensaio sobre a música e educação. 2 ed. Editora UNESP, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessário à pratica educativa. 36 ed. São Paulo: Paz Terra, 2007.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Prefácio In ALFAYA, Mônica & PAREJO, Enny. Musicalizar: Uma proposta para vivência dos elementos musicais. São Paulo: Musimed, 1987.
SALLES, Pedro Paulo. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. São Paulo, 2002.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2ª ed. São Paulo: Unesp, 2011.
Webgrafia
PACHECO, Eduardo Guedes. Pedacursão: uma experiência de formação em Educação Musical na pedagogia. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPe - Pelotas [29]: 89 - 104, julho/dezembro 2007 em http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n29/05.pdf, , acessado em 18 de Janeiro de 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional