Mas não sou formado em música...e agora? Possibilidades Musicais na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11116Keywords:
música, educação infantil, professorAbstract
Doi: 10.12957/riae.2015.11116
Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para ampliar as possibilidades musicais em sala de aula, especificamente na Educação Infantil, etapa em que leciono, pensando em um professor que não tem formação específica em música. Neste sentido, em primeiro lugar, houve a pretensão de apontar para a importância da música na Educação Infantil e para o professor que, apesar não ter a formação específica, busca conhecer, aprender e trazer a música até a criança. Por fim, foram apresentadas algumas atividades que realizei em uma escola pública, com a intenção de viabilizar esse contato, através da exploração de um ambiente sonoro rico, que ofereceu às crianças a oportunidade de criar e de fazer música, explorando diferentes sons e ritmos.
PALAVRAS CHAVE: Música, Educação Infantil, professor generalista, formação musical.
References
BRASIL, Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998, vol. 1.
BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: Um ensaio sobre a música e educação. 2 ed. Editora UNESP, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessário à pratica educativa. 36 ed. São Paulo: Paz Terra, 2007.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Prefácio In ALFAYA, Mônica & PAREJO, Enny. Musicalizar: Uma proposta para vivência dos elementos musicais. São Paulo: Musimed, 1987.
SALLES, Pedro Paulo. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. São Paulo, 2002.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2ª ed. São Paulo: Unesp, 2011.
Webgrafia
PACHECO, Eduardo Guedes. Pedacursão: uma experiência de formação em Educação Musical na pedagogia. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPe - Pelotas [29]: 89 - 104, julho/dezembro 2007 em http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n29/05.pdf, , acessado em 18 de Janeiro de 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License