Infância(s) em Portinari: potencialidades para pensar uma escola em devir
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11663Palavras-chave:
Infância, Portinari, Devir, EscolaResumo
Doi: 10.12957/riae.2015.11686
Este texto apresenta alguns matizes diferentes de criança e propõe pensar na ideia de potência de infância como devir, alicerçado nas infâncias pintadas por Candido Portinari. O diálogo com as infâncias plasmadas por Portinari nos permite indagar relações de verticalidade e subalternidade vividas com as crianças e sublinhar a infância como uma potência de criação e transformação. Ademais, na esteira dessa problematização, questiona a maneira como a escola tem pensado e trabalhado com as crianças, subsidiada pela ideia de preparação para o futuro. Por fim, o texto provoca-nos a pensar numa escola onde a infância possa expressar sua força criativa hoje, onde possa viver a experiência de pensar com o outro, de se tornar outra em relação a si.
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