Educação infantil e afeto: tecendo os fios, desatando nós, construindo ideias, desemparedando a vida e as infâncias
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65313Keywords:
Infâncias, Educação Infantil contra hegemônica, Desemparedamento, QuintaisAbstract
Este artigo é resultado dos estudos desenvolvidos no contexto do Grupo de Pesquisa “Infâncias Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental” (Gitaka). Interessadas no debate em torno da educação infantil e dos afetos, este estudo tece primeiramente um diálogo entre filosofia subversiva de Baruch Spinoza e autoras/es que apontam para uma perspectiva pedagógica decolonial, antirracista, anticapitalista, brincante, indígena, quilombola e, por que não, antropofágica. Essas pedagogias ao longo do texto trazem em seu bojo a alegria e o desemparedamento das infâncias (Tiriba, 2018). A partir destas reflexões, apresentaremos também experiências quintaleiras de crianças e educadoras compartilhadas nos encontros “ConversatóriosFinaflor”.References
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A infância analisa a educação básica. Revista Education Acta Scientiarum, Maringá, v.35, n.2, p. 293-300, jul./dez. 2013. Disponível em:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20639. Acesso em: 30 nov. 2021.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.
ConversatórioFinaflor infâncias com natureza: desemparedar, florestar...experimentar-se natureza. Realizado em: 30/09/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yZjYQpiM2Vg. Acesso em: 30 nov. 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1983.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d´água, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi: ensaios sobre o bem-viver. Lorena: DM Projetos Especiais, 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogias das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento. Criança e a experiência afetiva com a natureza. Curitiba: Appris, 2018.
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
TIRIBA, Léa. Criança da natureza. Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
TIRIBA, Léa. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e terra, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License